ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (TECNOLÓGO)

Sobre o Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade ALPHA tem por objetivo formar profissionais capazes de analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter os sistemas computacionais de informação, bem como, trabalhar com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas.  Além de possuir Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais. O tecnólogo egresso da Faculdade ALPHA estará apto a compreender as tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações. Assim como, abranger ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações.

0
VAGAS ANUAIS
0
SEMESTRAIS
0
MATUTINAS
0
NOTURNAS

TEMPO MÍNIMO E MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO

O tempo mínimo para integralização do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Tecnólogo da Faculdade ALPHA é de 2 anos e meio, (05 semestres), e o máximo de 03 anos e meio (7 semestres).

Estrutura Curricular

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade ALPHA esta inserido no que a legislação rege, a respeito do ensino superior para os cursos de tecnologia, ainda fundamentado na reflexão sobre sua missão, concepção e seus objetivos, também foram consideradas as características especiais do profissional que se pretende formar, voltado para a área da Informação e Comunicação, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

A nomenclatura do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas está adequada ao exigido pelo Parecer CNE/ CES nº 277/2006, que institui a reorganização dos cursos superiores de Tecnologia em eixos mais compactos. Constando no eixo tecnológico “Informação e Comunicação”, o CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, abrange ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologia relacionadas à informática e telecomunicações.

Eis o currículo proposto para o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade ALPHA:

1º SEMESTRE CARGA HORÁRIA
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES  80h
INGLÊS INSTRUMENTAL   80h
INTRODUÇÃO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO   80h
MATEMÁTICA APLICADA A COMPUTAÇÃO   80h
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO   80h
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE 400h
2º SEMESTRE CARGA HORÁRIA
EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DA INOVAÇÃO  80h
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS   80h
REDES DE COMPUTADORES   80h
SISTEMAS OPERACIONAIS   80h
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS   80h
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE  400h
3º SEMESTRE CARGA HORÁRIA
ALGORITMOS E  ESTRUTURA DE DADOS  80h
BANCO DE DADOS   80h
ENGENHARIA DE SOFTWARE   80h
GESTÃO DE PROCESSOS DE TI   80h
PROGRAMAÇÃO WEB   80h
*LIBRAS – Optativa   60h
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE  460h
4º SEMESTRE CARGA HORÁRIA
DESIGN DE INTERAÇÃO  80h
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS   80h
PROJETO DE BANCO DE DADOS   80h
QUALIDADE DE SOFTWARE  80h
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS   80h
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE  400h
5º SEMESTRE CARGA HORÁRIA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL  80h
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE   80h
SEGURANÇA EM SOFTWARE   80h
TESTE DE SOFTWARE  80h
TÓPICOS INTEGRADORES   80h
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE  400h

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade ALPHA esta inserido no que a legislação rege, a respeito do ensino superior para os cursos de tecnologia, ainda fundamentado na reflexão sobre sua missão, concepção e seus objetivos, também foram consideradas as características especiais do profissional que se pretende formar, voltado para a área da Informação e Comunicação, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. A estrutura curricular foi construída com a participação do Núcleo Docente Estruturante (NDE), sob a liderança do Coordenador do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade ALPHA, a mesma foi idealizada e estruturada com o intuito de proporcionar uma inter-relação entre as disciplinas, possibilitando ao discente uma visão integrada e articulada do campo de atuação do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.  Contemplado atividades relacionadas com as diferentes realidades do mercado de trabalho, sendo este o ambiente propício ao desenvolvimento de novos campos ou temas emergentes. Essas atividades concedem flexibilidade curricular ao curso, proporcionando a oferta de conteúdos variáveis, contemporâneos aos avanços e às mudanças da sociedade, da ciência e da tecnologia. A nomenclatura do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas está adequada ao exigido pelo Parecer CNE/ CES nº 277/2006, que institui a reorganização dos cursos superiores de Tecnologia em eixos mais compactos. Constando no eixo tecnológico “Informação e Comunicação”, o CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, abrange ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologia relacionadas à informática e telecomunicações.

A estrutura curricular, aqui proposta,  atende a diversidade a multiculturalidade da sociedade nacional e regional. Estando assim proposto em dois anos e meio/cinco semestres, todas as disciplinas do curso possuem 80h/a, com exceção da disciplina optativa de Libras, o que perfaz um total de 2.000h/a em sala de aula. A esta carga horária soma-se as cargas horárias destinadas as Atividades Complementares, 60h/a e 60h/a da disciplina optativa de LIBRAS, totalizando 2.120 horas.

Visto que o conhecimento é dinâmico e reflete as mudanças que homens e sociedades produzem em sua história. Nesse sentido, tais inovações são também acionadas numa perspectiva de inclusão social de setores que exigem, por direito, o respeito às suas demandas sociais. Considerando que a educação é um dos mais importantes espaços para garantir essa inclusão, à estrutura curricular do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade ALPHA atende às exigências do Decreto Nº. 5.626, publicado no DOU de 23/12/2005, que Regulamenta a Lei Nº. 10.436, /2002, sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e o art. 18 da Lei Nº. 10.098/ 2000, com carga horária de 60 horas, na condição de disciplina optativa,   condizentes com a política de igualdade, em ambiente educacional favorável, em atendimento aos Decretos nº 5296/05 e 5773/06. Implica a inserção de todos, sem distinção de condições linguísticas, sensoriais, cognitivas, físicas, emocionais, éticas, socioeconômicas e requer sistemas educacionais planejados e organizados que deem conta da diversidade dos alunos e ofereçam respostas adequadas às suas características e necessidades. Para pôr em prática políticas de inclusão, faz-se necessário o desenvolvimento de ações educacionais que removam barreiras (atitudinais, educacionais e arquitetônicas) para que a aprendizagem pretendida seja alcançada. A nossa Matriz curricular atende as Lei nº 9795/1999, da Política Nacional de Educação Ambiental, processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, a Lei 10.639 e Lei 11.645 que institui o ensino da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena. Assim sendo, a educação é reconhecida como um dos Direitos Humanos e a Educação em Direitos Humanos é parte fundamental do conjunto desses direitos, inclusive do próprio direito à educação, conforme as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos definidas no Parecer CNE/CP nº 8/2012.

Em relação à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, o discente, contará com as Atividades Complementares, resguardado como padrão de qualidade, as propriedades imprescindíveis ao exercício da profissão.

CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS: TEÓRICAS E PRÁTICAS 2.000h
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 60h
DISCIPLINA OPTATIVA – LIBRAS 60h
DURAÇÃO PLENA DO CURSO 2.120h
Perfil do Egresso

A Faculdade ALPHA ao oferecer o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas proporcionará a formação de profissionais com alto nível de qualificação, aptos a atuarem no exercício da Informação e Comunicação, cujas atividades possuem um impacto profundo na vida socioeconômica e socioambiental das sociedades onde são desenvolvidas. A Faculdade ALPHA tem plena consciência de que o mercado hoje é altamente competitivo e está em constante transformação, por isso, colocará à disposição dos egressos todos os recursos necessários para a consecução de uma formação de alto nível, que lhe dê bases sólidas para atuação dentro desta realidade.

A Faculdade ALPHA oferece o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi concebido em consonância com os propósitos institucionais, referendados no Plano de Desenvolvimento Institucional da IES que tem como premissa fundamental a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e socioambiental da região e do país. Através de um ensino superior de qualidade e proporcionando conhecimentos multidisciplinares e, ao mesmo tempo teóricos e práticos de modo que os egressos da Faculdade ALPHA estarão aptos a aproveitar um mercado de trabalho que se amplia com os novos investimentos que vieram nos últimos anos para Pernambuco. A partir da análise do ambiente em que irão operar, e dos conhecimentos técnicos e científicos adquiridos, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos da área da Informação e Comunicação.

A concepção do Curso contempla um conjunto de disciplinas teóricas e práticas, com o intuito de proporcionar uma inter-relação entre as mesmas, possibilitando ao discente uma visão integrada e articulada no campo de atuação do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o profissional egresso do Curso estará capacitado para analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter os sistemas computacionais de informação, bem como, trabalhar com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Este profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas.

Diante da profissionalização e amadurecimento da área de desenvolvimento de pessoas e das organizações, o mercado brasileiro tem apresentado várias oportunidades de trabalho em organizações de qualquer natureza. O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas visa atender a um mercado forte e crescente, formando profissionais com conhecimentos multidisciplinares e, ao mesmo tempo teóricos e práticos, de modo que os egressos estejam qualificados para atuarem em projetos que abrangem ações de Informação e Comunicação.

Com isto a Faculdade ALPHA tem como objetivo atender a demanda e o desenvolvimento do mercado latente e em franca evolução, não somente em Recife, como também de seu entorno e do próprio Estado de Pernambuco.

Horário 2018
Horário Segunda Terça Quarta Quinta
8h Técnicas de Programação – Lab. Informática Introdução às Tecnologias da Informação – SALA 04 Arquitetura e Organização de Computadores – SALA 04 Introdução às Tecnologias da Informação – SALA 05
8h50
9h40 Língua Inglesa – SALA 04 Matemática Aplicada à Computação – SALA 03
10h30
11h20
12h10 Saída Saída Saída Saída
Horário Segunda Terça Quarta Quinta
18h Introdução às Tecnologias da Informação – SALA 05 Arquitetura e Organização de Computadores – SALA 05 Técnicas de Programação – SALA 05 Matemática Aplicada à Computação – SALA 03
18h50
19h40 Língua Inglesa – SALA 05
20h30 Arquitetura e Organização de Computadores – SALA 05
21h20
22h10 Saída Saída Saída Saída