PEDAGOGIA (LICENCIATURA)

Sobre o Curso
0
VAGAS ANUAIS
0
SEMESTRAIS
0
MATUTINAS
0
NOTURNAS

TEMPO MÍNIMO E MÁXIMO PARA INTEGRALIZAÇÃO

O tempo mínimo para integralização do Curso de Pedagogia – Licenciatura da Faculdade ALPHA é de 04 quatro anos (08 semestres), e o máximo de 06 anos (12 semestres).

Formar o Pedagogo, com postura ética, com vistas à apropriação de competências e conhecimentos para o exercício da docência e de práticas educativas visando a qualidade do ensino. Apto a uma atuação multidisciplinar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I ; nos cursos de ensino médio, na modalidade normal, e em cursos de Educação Profissional, em ambientes não escolares, bem como ao desenvolvimento de atitudes de reflexão e análise sobre o fazer pedagógico nos diversas ambientes  e concepções de educação.

  • Ampliar a formação desse profissional para que a sua atuação em espaços alternativos seja em consonância com uma perspectiva crítica em educação;
  • Criar situações que favoreçam o contato com as diversas concepções de educação como forma de ampliar as oportunidades de ensino;
  • Desenvolver no aluno a capacidade para analisar, diagnosticar e buscar soluções para os problemas educacionais, por meio de associação entre teorias e práticas;
  • Desenvolver no educando as habilidades necessárias ao desempenho na docência e em outras áreas que necessitem de conhecimentos pedagógicos;
  • Formar o profissional da educação para atuar em espaços educativos diversos (escolas, comunidade, entidades e outros);
  • Incentivar as atividades de pesquisa e extensão como forma vivenciada da realidade, possibilitando uma integração com a sociedade, relevando a importância teórica/ prática;
  • Incentivar o egresso para um contínuo aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento da autoconfiança;
  • Internalizar valores humanísticos de responsabilidade social, justiça e ética profissional.
Estrutura Curricular

A estrutura curricular do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura da Faculdade ALPHA, aqui proposto é resultante, fundamentalmente, da reflexão sobre sua missão, concepção, objetivo e perfil do egresso. No sentido de garantir um currículo que assegure a qualidade da prática docente, com base na Resolução CNE/ CP nº 01 de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, bem como, define os princípios e condições de ensino e de aprendizagem dentre outros procedimentos correlacionados a docência.Assim como, considera e atende aos requisitos da Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015,  Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada.

1º SEMESTRE CARGA HORÁRIA
COMPONENTE CURRICULAR TEÓRICA PRÁTICA SUBTOTAL
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA 40 20 60
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I 60   60
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 60   60
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I 60   60
LÍNGUA PORTUGUESA I 60   60
METODOLOGIA CIENTÍFICA E DA PESQUISA 60   60
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE 340 20 360
2º SEMESTRE CARGA HORÁRIA
COMPONENTE CURRICULAR TEÓRICA PRÁTICA SUBTOTAL
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II 60   60
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II 60   60
LÍNGUA PORTUGUESA II 40 20 60
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 60   60
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 60   60
TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO 40 20 60
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE 320 40 360
3º SEMESTRE CARGA HORÁRIA
COMPONENTE CURRICULAR TEÓRICA PRÁTICA SUBTOTAL
ANTROPOLOGIA CULTURAL 60   60
CURRÍCULO ESCOLAR 40 20 60
LINGUÍSTICA 60   60
LITERATURA INFANTIL 40 20 60
METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE 40 20 60
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM 60   60
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE 300 60 360
4º SEMESTRE CARGA HORÁRIA
COMPONENTE CURRICULAR TEÓRICA PRÁTICA SUBTOTAL
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 60   60
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 60   60
DIDÁTIDA I 60   60
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 60 20 80
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA 60 20 80
METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS 40 20 60
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE 340 60 400
5º SEMESTRE CARGA HORÁRIA
COMPONENTE CURRICULAR  TEÓRICA  PRÁTICA ESTÁGIO SUP.
SUBTOTAL
DIDÁTIDA II 40 20 60
GESTÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 60   60
INCLUSÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO ESPECIAL 60   60
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA 40 20 60
METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA 60 20 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 100
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE 260 60        420
6º SEMESTRE CARGA HORÁRIA
COMPONENTE CURRICULAR  TEÓRICA  PRÁTICA ESTÁGIO SUP.
SUBTOTAL
CULTURAS E DIVERSIDADE 60   60
LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 40 20 60
METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA 40 20 60
METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA 40 20 60
POLÍTICAS PÚBLICAS E ECONOMIA  EDUCACIONAL 60   60
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 100
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE 240 60        400
7º SEMESTRE CARGA HORÁRIA
COMPONENTE CURRICULAR  TEÓRICA  PRÁTICA ESTÁGIO SUP.
SUBTOTAL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 60 20 80
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 40 20 60
PEDAGOGIA: CIÊNCIA, PROFISSÃO E ÉTICA. 40 20 60
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 100
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC I 60   60
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE 200 60 360
8º SEMESTRE CARGA HORÁRIA
COMPONENTE CURRICULAR  TEÓRICA  PRÁTICA ESTÁGIO SUP.
SUBTOTAL
OFICINAS E DINÂMICAS DE GRUPO 40 20 60
PEDAGOGIA EMPRESARIAL 40 20 60
EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE 60   60
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV 100
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC II 60   60
CARGA HORÁRIA DO SEMESTRE 200 40 340
CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS: TEÓRICAS E PRÁTICAS 2.600h
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 200h
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II, III e IV 400h
DURAÇÃO PLENA DO CURSO 3.200h
Perfil do Egresso

A Faculdade ALPHA ao oferecer o Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura proporcionará a formação de profissionais com alto nível de qualificação, aptos a atuarem no exercício da docência, cujas atividades possuem um impacto profundo na vida socioeconômica  e socioambiental das sociedades onde são desenvolvidas. A Faculdade ALPHA tem plena consciência de que o mercado hoje é altamente competitivo e está em constante transformação, por isso, colocará à disposição dos egressos todos os recursos necessários para a consecução de uma formação de alto nível, que lhe dê bases sólidas para atuação dentro desta realidade.

O profissional da Educação, devido à extrema complexidade do fenômeno educativo, deve, em primeiro lugar, receber uma formação interdisciplinar que privilegie a dimensão humanística, profissional e ética, como também, a prática. A formação do profissional em Pedagogia da Faculdade ALPHA terá condições de atuar na área no sentido da promoção de um entrelaçamento entre os povos, de respeito à diversidade cultural e étnica e da formação de vínculos permanentes entre as populações, bem como ao respeito a pluralidade cultural.

Em relação à formação específica da ação docente, o pedagogo será preparado, para o exercício da Docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional e ainda nas áreas de serviços de apoio escolar, bem como atuar em outras áreas que necessitem de conhecimentos pedagógicos. Desenvolverá atividades de: gestão, planejamento execução, coordenação e acompanhamento e avaliação de Projetos Educacionais diversos.

O Egresso do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, da Faculdade ALPHA deve com isso apresentar as seguintes características formadoras de seu perfil:

PERFIL
  • Capacidade de atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • Competência de compreender, cuidar e educar crianças de zero a seis anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras: física, psicológica, intelectual, social;
  • Habilidade de fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças da educação infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Capacidade de trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  • Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com posturas investigativas, integrativas e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

O Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura da Faculdade ALPHA, propõe-se à formação integrada de profissionais da educação, tendo, na docência, o eixo norteador do trabalho pedagógico e, na coordenação dos processos educativos em diferentes espaços escolares e não-escolares.

Tendo em vista o perfil pretendido, o licenciado em pedagogia deverá abranger uma consistente base teórica, articulada à investigação de práticas educacionais com ênfase em conhecimentos específicos dos campos de atuação na educação. Nessa perspectiva, desenvolverá múltiplas competências necessárias a problematização da realidade educacional, em cujos aspectos deverão intervir de forma crítica, reflexiva e criadora.

O egresso do curso de Pedagogia estará apto a:
  • Compreender, de forma ampla e consistente, o fenômeno e a prática educativa que se dá em diferentes âmbitos e especialidades;
  • Compreender o processo de construção do conhecimento do indivíduo, inserido em seu contexto social e cultural, em espaços escolares e não-escolares;
  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a seis anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento integral;
  • Promover a aprendizagem de sujeitos, em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis de escolarização e modalidades do processo educativo;
  • Ensinar saberes para promover uma leitura interdisciplinar e crítica de mundo às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como àqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Formular e encaminhar soluções de problemas educacionais condizentes com a realidade sociocultural;
  • Problematizar a realidade do fenômeno educativo, buscando refletir a relação teoria-prática que condiciona esse fenômeno;
  • Identificar e valorizar as diferentes linguagens manifestas na sociedade contemporânea e de sua função na produção do conhecimento;
  • Valorizar os diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea;
  • Apreender a dinâmica cultural e atuar produtivamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;
  • Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
  • Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados ao uso crítico das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
  • Demonstrar ética e consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais e escolhas sexuais, entre outras;
  • Participar da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas;
  • Participar da elaboração do Projeto Pedagógico, sistematizando as atividades pedagógicas por categorias comuns (planejamento, organização, coordenação e avaliação) e por valores comuns (solidariedade, cooperação, responsabilidade social e compromisso);
  • Identificar e propor respostas criativas aos problemas socioculturais e educacionais em áreas específicas de atuação, como educação especial, educação de jovens e adultos, educação ambiental e outras áreas emergentes do campo educacional.

O novo Pedagogo é um profissional capaz de desempenhar funções de docência, administração, gerência, supervisão, orientação educacional, orientação profissional, coordenação pedagógica, assessoramento, consultoria, pesquisa, inspeção, planejamento, avaliação em sistemas educacionais, redes, escolares, unidades escolares públicas e privadas, empresas, programas, projetos e quaisquer outras instituições ou situações onde se realizem atividades de ensino-aprendizagem.

Horário 2018
Horário Segunda Terça Quarta Quinta
8h Filosofia da Educação I – SALA 03 Língua Portuguesa I – SALA 03 Educação em Direitos Humanos e Cidadania – SALA 03 Língua Portuguesa I – SALA 03
8h50
9h40 Metodologia Científica – SALA 03 História da Educação – SALA 04
10h30 Fundamentos da Educação – SALA 03 Fundamentos da Educação – SALA 03
11h20
12h10 Saída Saída Saída Saída
Horário Segunda Terça Quarta Quinta
18h Educação em Direitos Humanos e Cidadania – SALA 03 Língua Portuguesa I – SALA 03 Filosofia da Educação I – SALA 03 História da Educação I – SALA 04
18h50
19h40 Metodologia Científica – SALA 03
20h30 Fundamentos da Educação – SALA 03 Fundamentos da Educação – SALA 03 Língua Portuguesa I – SALA 03
21h20
22h10 Saída Saída Saída Saída